• papa ted talk-RTzN8B8oMiPUQg9SnteysuJ-568x320@LaStampa.it

    Papa ao Ted2017: mudamos o mundo com a revolução da ternura

    abr 27 • Atualidades, Notícias da Igreja • 11 Views

    Francisco destacou a necessidade de ouvir e acolher os outros e afirmou que “a vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro”

    Continue Reading

    Nenhum comentário em Papa ao Ted2017: mudamos o mundo com a revolução da ternura

    Read More
  • jesuitas_pascoa2017

    Mensagem de Páscoa do Regional Leste 1 – CNBB

    abr 27 • Notícias da Igreja • 11 Views

    Neste tempo em que celebramos a grande festa da Páscoa, nós bispos das dioceses que compõem o Regional Leste 1 da CNBB, abrangendo todo o Estado do Rio de Janeiro, desejamos enviar nossa fraterna saudação, envolta em fé e esperança. Falamos de esperança a partir de Jesus Cristo. Ele é a razão do nosso viver. É Ele que nos impele a manifestar um pouco do que vai em nossos corações, pois, nestes dias tão especiais, nós O contemplamos em Sua paixão, morte e ressurreição. Ao fazê-lo, lembramo-nos do povo fluminense que também vive suas dores e angústias, ansiando, na esperança, pelo bem e pela paz.

    Quando contemplamos o Cristo Crucificado, vêm-nos à mente os inúmeros sofrimentos de todos os irmãos e irmãs em cada parte do mundo e, em especial, em nosso querido Estado do Rio, um sofrimento que tem muitos nomes e formas. Ele se encontra, por exemplo, em quem está privado de acesso à saúde, à educação, à moradia digna, à segurança, à geração de renda e à seguridade depois de trabalhar por longos anos. Esta é uma lista que pode ser acrescida de inúmeras outras situações, algumas das quais já foram tratadas em notas específicas de nossa Conferência Episcopal.

    Em nossos dias, dois males tem tomado conta de vários corações humanos: a corrupção e a indiferença. Ambas são concretizações do mesmo pecado que leva cada um a pensar somente em si, isentando-se ilusoriamente das consequências de seus atos diante de Deus. Conscientes de que não podemos cair no erro da generalização ao destacar estes dois pecados, manifestamos nossa angústia diante do crescente risco de se plasmar uma cultura da indiferença perante a dor alheia, uma mentalidade que, na corrupção e outros meios semelhantes, olha apenas para si, pensando unicamente no seu próprio benefício.

    Mas, a contemplação do Ressuscitado nos preenche de esperança. Naquele domingo da Páscoa, os que foram ao túmulo e o encontraram vazio souberam reconhecer que havia ocorrido algo muito maior do que sua capacidade de compreensão. Eles viram os sinais e acreditaram que a maldade, a dor e a morte não possuem a última palavra.

    Em nossos dias, são muitos os sinais do Ressuscitado, sinais que nos podem fortalecer, apesar de tantas dores. São esses sinais que, diante de tanta dor, precisamos encontrar, valorizar e fazer acontecer sempre mais. Eles nos unem na busca de soluções pacíficas e eficazes.

    Como, por exemplo, desprezar o esforço de tantos corações generosos, que, mesmo em grandes penúrias, abrem as portas e o coração para acolher quem também está sofrendo? Como não valorizar a união das famílias, das comunidades e dos diversos grupos que, na paz e na concórdia, trabalham pelo bem comum? Como negar a importância dos esforços por restituir à natureza a dignidade que lhe foi espoliada? Que alegria poder encontrar quem se consagra e se dedica a anunciar o Reino de Deus, na disponibilidade, no serviço desinteressado e na prática da caridade! Tocamos o mistério da Ressurreição quando, diante da violência, respondemos com o perdão e a reconciliação, rejeitando toda forma de vingança e agressividade.

    Ancorados na esperança da Ressurreição, convocamos todos os que creem no Cristo e os que buscam a Deus de coração sincero a se unirem em oração, testemunhando a força da fraternidade num tempo em que vivenciamos crescente intolerância religiosa. Ao rezarmos juntos, pedindo a graça do discernimento, encontraremos caminhos para manter a esperança e semear soluções que darão frutos no futuro.

    Neste ano em que celebramos os 300 anos de encontro da pequena e frágil imagem de N. S. Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba, rio que atravessa boa parte de nosso Estado do Rio, rogamos à Mãe do Ressuscitado, Mãe de todos os brasileiros, que nos ajude a trabalhar pelo desenvolvimento integral, solidário e sustentável para o nosso Estado e o Brasil inteiro.

    Não nos esqueçamos de que não só colocaram o corpo de Jesus no túmulo, mas o lacraram com uma pedra e colocaram um grupo para vigiar. Nada, porém, deteve a vida, com todo o seu vigor. O Senhor Ressuscitou! Hoje, tendo situações de morte diante dos olhos, somos convidados a ter a esperança no coração e permanecer firmes no caminho da vida, do bem e da paz.

    Unamo-nos sempre mais! Feliz Páscoa para todos!

     

    Rio de Janeiro, 12 de abril de 2017

     

    Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.

    Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

                                 Presidente do Regional Leste 1       

     

     

    Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói e Vice Presidente do Regional Leste 1,

    Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo de Duque de Caxias e Secretário do Regional Leste 1,

    Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap, Bispo de Itaguaí,

    Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu.

    Dom Francesco Biasin, Bispo de Barra do Piraí e Volta Redonda,

    Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença,

    Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo de Nova Friburgo,

    Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo de Petrópolis,

    Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos,

    Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney,

    Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro,

    Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro,

    Dom Roque Costa Souza, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro,

    Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro,

    Dom Paulo Alves Romão, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.

     

    Fonte: CNBB Leste 1

    Nenhum comentário em Mensagem de Páscoa do Regional Leste 1 – CNBB

    Read More
  • de deus

    1º de maio: Profissionais realizam peregrinação ao Santuário da Penha

    abr 27 • Destaques • 160 Views

    De Deus é nosso trabalho. Continue Reading

    Nenhum comentário em 1º de maio: Profissionais realizam peregrinação ao Santuário da Penha

    Read More
  • 20170411_mariaejubileu_04

    O Ano Santo Mariano e o Jubileu Carismático

    abr 27 • Aprofundando, Artigos, Atualidades, Destaques • 133 Views

    Para um católico praticante desatento talvez passe por despercebido este fato providencial de Nosso Senhor: 2017 é Ano Mariano para a Igreja no Brasil e Jubileu de Ouro de um grande derramar do Espírito que visitou a Igreja Católica dando origem a Renovação Carismática. Talvez seja possível que alguém ainda se pergunte: “Mas, e daí?” Daí que é uma oportunidade única, sobretudo para aqueles que se encontram na Renovação, descobrirem ou repensarem a ligação íntima e indispensável entre o Espírito Santo e Nossa Senhora.

    Maria, no dizer de Santo Epifânio, foi um livro grande e novo no qual só o Espírito Santo escreveu. O seu regaço, disseram os Padres da Igreja, foi a ‘oficina’ onde o Espírito Santo teceu ao Verbo a sua veste humana, o ‘tálamo’ no qual Deus se uniu ao homem.

    Neste ano jubilar, a RCCBRASIL escolheu uma música muito conhecida por todos nós católicos. Inclusive de autoria do meu santo bispo já falecido, Dom Carlos Alberto Navarro. A letra diz: “Quando Teu Pai revelou o segredo à Maria…”. Irmãos, nada “me tira da cabeça” que o segredo de Maria foi o Espírito Santo. Sim! Tudo o que ela foi aconteceu por Obra Dele! Nela, Ele não encontrou obstáculo algum! Nela, Ele pôde fazer tudo que Deus originalmente sonhou fazer na vida de seus filhos! A Ele, ela se abriu sem resistência alguma! Nunca houve (com todo respeito) uma dupla como esses dois!

    Da sua concepção imaculada à sua eleição, da sua fecundação virginal ao dramático nascimento de Seu Filho, da matança aos inocentes ao exílio no Egito, da espada de dor na alma à perda de Jesus em Jerusalém, das bodas de Caná ao sofrimento de Seu Filho na Paixão, da sua resiliência aos pés da cruz à espera da Ressurreição e de Pentecostes, tudo, absolutamente tudo, Maria deve ao Espírito Santo, Seu Esposo, Força e Segredo!

    E é assim que nós precisamos e queremos viver! O Movimento Carismático não é um movimento de manifestações exteriores ou fenômenos estranhos, não é uma promoção de carismas ordinários e extraordinários, nem tão pouco um movimento de massas. A Renovação genuína promove a vida nova no Espírito! Maria é a proclamação viva e concreta do que a Graça divina deseja fazer no relacionamento entre Deus e o seu povo! Cheia de graça, crescendo em graça, habitada pelo Espírito, “Cheia do Espírito Santo no corpo e no coração” (continua a dizer o hino), em estreita comunhão com o Espírito, com abertura e total docilidade a Ele… Maria é tudo que nós que desejamos a vida no Espírito queremos ser! Por isso, o Concílio diz que ela foi “como que plasmada pelo Espírito Santo e feita nova criatura” (Lumen Gentium, 56).

    Alguém até poderia desconfiar da relação dos carismáticos com Maria por motivo da nossa origem e dimensão ecumênica; portanto, a renovação segue aberta ao Espírito Santo e a doutrina ortodoxa da Santa Igreja! A Renovação, com a sua experiência para com o Espírito Santo, invoca Maria para a experiência da atualização do Cenáculo a fim de obter a graça de um Novo Pentecostes. Como bons católicos, os que se encontraram na Renovação vivem um relacionamento filial para com a Mãe de Deus, invocando-a através de orações espontâneas, tendo-a como um exemplo de abertura ao mesmo Espírito, a carismática por excelência. Uma das grandes belezas da oração carismática é relacionar-se com Maria como pessoa viva e atuante!

    Trezentos anos de Aparecida! Cem anos de Fátima! Cinquenta anos de Renovação Carismática Católica! O Deus Vivo continua agindo na história através de inúmeros despertares espirituais avivando e atualizando a comunhão com os homens e a Sua Igreja. Nestes últimos tempos, o tempo da Igreja, o Espírito Santo está visitando poderosamente todas as pessoas de todas as condições. E também pensamos pensar nas aparições marianas como visitas da Mãe. Perfeitos visitadores! Eis o que Eles são! Íntimos e incansáveis visitadores!

    Gostaria de concluir com algumas citações da Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” (Alegria e esperança) do Concílio Vaticano II sobre a Igreja no mundo de hoje. A partir do número nove, diz o texto:

    O mundo atual apresenta-se, assim, simultâneamente poderoso e débil, capaz do melhor e do pior, tendo patente diante de si o caminho da liberdade ou da servidão, do progresso ou da regressão, da fraternidade ou do ódio. E o homem torna-se consciente de que a ele compete dirigir as forças que suscitou, e que tanto o podem esmagar como servir. Por isso se interroga a si mesmo (…)

    Na verdade, os desequilíbrios de que sofre o mundo atual estão ligados com aquele desequilíbrio fundamental que se radica no coração do homem. Porque no íntimo do próprio homem muitos elementos se combatem. Enquanto, por uma parte, ele se experimenta, como criatura que é, multiplamente limitado, por outra sente-se ilimitado nos seus desejos, e chamado a uma vida superior. Atraído por muitas solicitações, vê-se obrigado a escolher entre elas e a renunciar a algumas. Mais ainda, fraco e pecador, faz muitas vezes aquilo que não quer e não realiza o que desejaria fazer. Sofre assim em si mesmo a divisão, da qual tantas e tão grandes discórdias se originam para a sociedade. Muitos, sem dúvida, que levam uma vida impregnada de materialismo prático, não podem ter uma clara percepção desta situação dramática; ou, oprimidos pela miséria, não lhe podem prestar atenção. Outros pensam encontrar a paz nas diversas interpretações da realidade que lhes são propostas. Alguns só do esforço humano esperam a verdadeira e plena libertação do gênero humano, e estão convencidos que o futuro império do homem sobre a terra satisfará todas as aspirações do seu coração.

    A Igreja, por sua parte, acredita que Jesus Cristo, morto e ressuscitado por todos, oferece aos homens pelo seu Espírito a luz e a força para poderem corresponder à sua altíssima vocação; nem foi dado aos homens sob o céu outronome, no qual devam ser salvos . Acredita também que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e mestre. E afirma, além disso, que, subjacentes a todas as transformações, há muitas coisas que não mudam, cujo último fundamento é Cristo, o mesmo ontem, hoje, e para sempre”.

    Que pelas mãos de Maria, o Espírito Santo coloque em nossas mãos neste Ano Santo a chave que é Cristo! Que possamos com Ele abrir e permanecer para sempre guardados em Seu Coração, em Sua Igreja e em nosso lugar neste mundo enquanto perdurarem nossos dias! E ao chegar a nossa hora, visitados sejamos pela grande Mãe de Deus, Maria Santíssima e pelo Espírito Santo Paráclito, Penhor de imortalidade. Amém! Aleluia!

     

    Padre Dudu

    Março de 2017

    Ano Mariano e Ano Jubilar da RCC

    Nenhum comentário em O Ano Santo Mariano e o Jubileu Carismático

    Read More
  • 16797106_401725486857286_5782638005348982799_o

    Retiro para Seminaristas 2017: inscrições abertas

    abr 27 • Destaques • 760 Views

    renasem

    “Entrar de novo no Cenáculo”, em outras palavras, estar de prontidão assim como Maria esteve, no perene Pentecostes que se renova a cada dia na Santa Mãe Igreja. É com este objetivo que seminaristas das 10 dioceses do estado do Rio de Janeiro vão se reunir dos dias 10 a 14 de julho para o Retiro Estadual 2017. O Renasem, como é conhecido, será sediado na Diocese de Valença. Este ano o retiro completa seu Jubileu de Perola, 30 anos de Renasem. E a Igreja como todo celebra os 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica no mundo. Motivos de sobra para celebrar neste tempo jubilar!

    As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio dos coordenadores do Ministério (contatos abaixo) primeiro lote até o dia 10 de junho no valor de R$25,00; o 2º lote vai até dia 10 de julho no valor de R$30,00. Podem participar seminaristas diocesanos, religiosos e consagrados.

    Em 2017, o retiro quer propiciar aos seminaristas momentos profundos de oração e de partilha. Vão passar pelos cinco dias do Retiro, diversos sacerdotes que já fizeram a experiência do amor de Deus participando do Renasem – tudo para ajudar os seminaristas a viverem com profundidade o lema do retiro: “Retornar à fonte”. Dom Nelson Francelino, bispo de Valença, Pe. Hércules e Pe. Eduardo Dougherty, uns dos pioneiros da RCC no Brasil, já confirmaram a presença.

    Inscrições com os Coordenadores

    Arquidiocese do Rio de Janeiro
    Sem. Matheus Corraro Moreira (Arquidiocese do Rio de janeiro)
    E-mail: mathheuscorraro@yahoo.com.br
    Contato: (21) 96496-6671
    Arquidiocese de Niteroi
    Sem. Alex Coutinho de Abreu
    E-mail: alexcoutinhodea@ig.com.br
    Contato: (21) 995083858

    Diocese de Valença
    Sem. Itamar
    E-mail: jcgamasantos@gmail.com
    Contato: (21) 995083858

    Diocese de Nova Friburgo
    Sem. Jean Carlos Gama Barboza dos Santos
    E-mail: jcgamasantos@gmail.com
    Contato: (22) 999011312

    Diocese de Duque de Caxias
    Sem. Adriano
     Contato: (21) 98440-6270
    Diocese de Itaguai
    Sem. Bruno Santiago
    E-mail: bruno0222@hotmail.com
    Contato: (22) 99904-2024

    Diocese de Petropolis
    Sem. Pedro Henrique Andrade Pinheiro de Oliveira
    E-mail: p_h_vr@hotmail.com
    Contato: (24) 99200-5608

    Diocese de Nova Iguaçú
    Sem. André
     Contato: (21) 99341 – 7629

     Dioceses de Volta Redonda e Campos dos Goytacazes 

    Sem. André Luiz de Oliveira (Arquidiocese do Rio de Janeiro)
    Email: andreluizoblato@gmail.com
    Contato: (21) 98611-8013

     

    Nenhum comentário em Retiro para Seminaristas 2017: inscrições abertas

    Read More
  • 20161201_jubileu_rcc_04

    Programe-se para a Festa do Jubileu

    abr 25 • Notícias RCC • 1417 Views

    Faltam 63 dias para a Festa do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica e é tempo de organizar alguns detalhes da sua caravana. Como o evento vai acontecer em dois lugares, na sede da comunidade Canção Nova e no Santuário Nacional de Aparecida, em Cachoeira Paulista e Aparecida, ambas cidades no interior de São Paulo, a RCCBRASIL traz todos os detalhes para que você não perca nenhum momento desta grande festa. Continue Reading

    Nenhum comentário em Programe-se para a Festa do Jubileu

    Read More
  • 3

    Tempo Jubilar: Saiba como foi o EDF na Diocese de Campos – Noroeste

    abr 10 • Notícias RCC • 323 Views

    Superando todas as expectativas, o EDF (Encontro Diocese de Formação) da Diocese de Campos – Vicariato Noroeste, cumpriu sua missão com louvor. No dia 26 de março, centenas de servos de grupos de oração se reuniram no CIEP Henriett Amado, localizado no bairro de Boa Fortuna, Itaperuna – RJ. Estiveram presentes o conselho diocesano da RCC local, líderes dos ministérios do Movimento e Vinícius Simões, presidente do Conselho Estadual da RCCRJ. Continue Reading

    Nenhum comentário em Tempo Jubilar: Saiba como foi o EDF na Diocese de Campos – Noroeste

    Read More