• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Liturgia: Objetos usados na Missa

E-mail Imprimir PDF
Hóstia: É o pão de trigo. Há uma hóstia grande para o Presidente da Celebração e as pequenas para o povo. A do padre é grande para ser vista de longe, na elevação, e ser repartida entre alguns participantes da Celebração.

Vinho: É vinho puro, de uva. Na consagração, o pão e o vinho se mudam no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus cristo, vivo e ressuscitado.

Cálice: É uma “taça” revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado.

Âmbula: Ou cibório é semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no sacrário.

Patena: é um “pratinho” de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande.

Água: É água natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (algumas gotas apenas), para simbolizar a união da humanidade com a divindade, em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula.

Pala: É uma peça quadrada, dura (um cartão revestido de linho) que cobre o cálice.

Sanguinho: É uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula.

Corporal: É uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (âmbula e cálice), no centro do altar.

Galhetas: São como duas jarrinhas de vidro. Numa vai a água e na outra vai o vinho. Elas estão sempre juntas, num pratinho, ao lado do altar.

Manustérgio: Vem da palavra latina “manus”, que quer dizer “mão”. É para enxugar as mãos do presidente, no ofertório. Acompanha as galhetas.

Missal: É um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as Leituras, que estão no livro chamado Lecionário. Diz “Missal Romano” porque é aprovado pelo chefe da Igreja católica que tem sua sede em Roma.

Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu sacrifício redentor. Na Ceia, Jesus deu aos discípulos o “Sangue da Aliança, que ia ser derramado por muitos par ao perdão dos pecados” (Cf. Mt. 26,28)

Velas: sobre o altar vão duas velas. A chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, “Luz do Mundo”, no Batismo e na Crisma. É um sinal que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.

Flores: Em dias festivos, podem-se colocá-las. O certo não é sobre o altar, mas ao lado dele, pois o altar não é para por “coisas”.

A Missa, parte por parte – Pe. Luiz Cechinato



Adicione essa página em sua rede social
 
Comentários
Adicionar
Lívia Alexandre Evangelista Da  - Estudar pra prova de catecismo.   |25-09-2010 09:33:25
Muito importante pra mim ,por que tenho q estudar pra prova do meu catecismo, por isso quero adicionar .
Escrever comentário
Nome:
Email:
 
Título:

3.25 Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

Você está aqui Artigos Liturgia Liturgia: Objetos usados na Missa