• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Sobre sementes e flores

E-mail Imprimir PDF
Flores"Sua alegria foi tão grande ao reencontrá-la, que se o pastor fosse um jardineiro teria dito que seu jardim estava incompleto até então."
Desde que li um artigo de um amigo que falava sobre uma jarra de flores, me ocorreu um pensamento muito interessante sobre o tema. O que é mais importante? As flores ou as sementes?

Fico pensando na beleza das flores e no odor suave que elas exalam ao decorarem ambientes. Mas será mesmo que elas só vivem para terminarem os seus dias em vasos decorativos? Isso daria uma boa discussão, afinal, um vaso com belas flores alegra e suaviza qualquer local. Pensando assim, seria justificado esse pensamento. Mas prefiro seguir uma nova linha.

Vejamos as sementes. Quando plantadas exigem uma atenção especial ao local, na providência de substratos que vão levar os nutrientes e na água que é primordial para que as sementes virem plantas.

A semente é o nosso irmão e imagino o local onde a semente foi plantada como o nosso coração. Como é importante ter um coração aberto a receber uma nova semente. A idéia da abertura refere-se a estar aberto aos irmãos. Permitir a participação ativa deles em nossa vida. Observe: se a semente for colocada ao lado ou em cima da terra, como ela poderia virar uma planta? Não adianta termos relacionamentos superficiais ou paralelos à nossa vida. Isso não edifica e não serve a desculpa de que você está cansado de ser enganado pela vida. A maioria das sementes é muito difícil de ser identificada, ainda neste estágio, para diferenciar uma árvore de uma flor. Mas isso não serve como desculpa para deixarmos somente as roseiras habitarem nossos corações. Ou você acha que as rosas não têm espinhos?

Os substratos que irão alimentar essa semente são nossas atitudes diárias. Um telefonema para dizer um simples "Oi!"; um abraço sem hora marcada; uma lembrança no meio do dia; um pedido sincero de desculpas... São tantos os substratos que poderíamos passar um dia escrevendo sobre como tornar as pessoas mais felizes. Para isso, o mercado editorial já anda cheio de "manuais" e não seria o foco deste texto.

E finalmente a água. Ah, a água! Tem que ser pura, cristalina e sem nenhum tipo de contaminação. Consegue imaginar nesse momento quem seria a fonte então? A transparência e refrescância sempre estão associados a ela. A vida! Sem contar o fato de sua importância fundamental. Que esta água então seja Deus em sua vida! Que seja através de Deus que o seu relacionamento com o irmão seja alimentado diariamente.

Agora, como nem tudo são flores, te convido a fazer uma reflexão pessoal para lembrar daquelas flores que foram arrancadas da sua vida, antes de florescer. Nada pode ser mais importante para você do que o perdão. Esse é o ar que nos cerca. Replante aquela flor que você tirou de si e viva como o pastor que foi atrás daquela ovelha que estava perdida. Sua alegria foi tão grande ao reencontrá-la, que se o pastor fosse um jardineiro teria dito que seu jardim estava incompleto até então. Não pela falta de importância das outras flores, mas que sem aquela havia um espaço que nenhuma outra haveria de preencher. Esqueça da afirmação mundana de que "vaso colado mostra as rachaduras" e viva plenamente o perdão em sua vida.
 
Que Deus seja água pura em sua vida e que seu coração esteja aberto para a vivência em comunidade em sua casa e no seu Grupo de Oração.


Adicione essa página em sua rede social
 
Comentários
Adicionar
Escrever comentário
Nome:
Email:
 
Título:

3.25 Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

Você está aqui Artigos Autores Sobre sementes e flores