alt

O que é pentecostes senão amor derramado em nossos corações?

jun 12 • Liturgia • 1067 Views • Comentários desativados em O que é pentecostes senão amor derramado em nossos corações?

altPentecostes sempre foi uma festa tradicional no calendário Judáico, a “festa das sete semanas” ou “festa das colheitas”. Embora sendo celebrada todos os anos pelo povo, nunca havia mudado ou trasnformado a vida de ninguém. 

Antes de Jesus, Pentecostes era apenas uma festa, um memorial e mais nada. Depois de Jesus, cinquenta dias após a sua páscoa, a promessa se cumpre, o Espírito Santo é derramado de maneira nova, não mais sobre alguns, mas sobre todos, e Pentecostes assume um novo significado. Assim, pentecostes atinge os cristãos, marca o nascimento profético da Igreja do novo testamento e chega até nós.

Agora sim, após Jesus  podemos entender melhor o que significa Pentecostes. Agora a mesma Graça do cenáculo se atualiza pela ação do Espírito e o mundo passa a ser convencido a respeito do pecado, do juizo e da justiça, para proclamar definitivamente que Jesus Cristo é Senhor!

Nos ultimos dois mil anos, a Graça da Efusão do Espírito Santo tem mudado a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Estamos vivendo um tempo novo, onde a cosciência da possibilidade de se ter mais do Espírito tem crescido no coração dos cristãos.

São Paulo, ao escrever para os Romanos, no capítulo quinto de sua carta, nos revela o que é de fato esta efusão do Espírito Santo: “porque a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (cf Rm 5,5.). Ou seja, o Batismo no Espírito Santo é o Amor de Deus sendo derramado em nossos corações de tal modo que, nossas vidas são renovadas, santificadas e passam a ter um novo sentido. Viver sem esta consciência é regredir ao estágio de vida do Antigo testamento.

Muito mais que uma experiência de poder, Pentecostes é uma experiência de Amor! Não deseje menos que isso meu irmão e minha irmã, pois a promessa já se cumpriu, o Espírito está sendo derramado e é de graça.

Peça esta graça, não somente pra você, mas pra toda a sua família, “pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos o que de longe ouvirem o chamado de Deus”….(cf At 2, 39.).

 

alt

 

Oremos com a Igreja clamando por  um novo e contínuo Pentecostes:
Acompanhe a oração Veni Creator
 
Vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso o dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador do sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

 

Cristiano Souza
Servo do Grupo de oração Divina Luz
Vicariato litoral / Diocese Nova Friburgo

Related Posts

Comments are closed.

« »